quarta-feira, 13 de maio de 2009

Faculdade Pública ou Particular?


Está na hora de escolher uma faculdade? Tem dúvidas se presta vestibular em uma pública ou particular?

O insoonia ajuda você nessa decisão tão importante! Atente para as diferenças, vantagens e desvantagens.

Definição

Como sabemos, faculdade se divide em duas vertentes, a Particular - em qual você paga - e a Pública, na qual você também paga! Vejamos abaixo suas definições:

Faculdade Pública:

É aquela mantida com o nosso dinheiro pro sustento de playboyzinhos que na maioria das vezes teriam condições de pagar uma escola particular, sendo que esta fica destinada a quem vive na miséria, normalmente tendo que trabalhar de dia para estudar a noite, sendo assim a maior reversal russa da educação brasileira.

Lá tudo pode ser uma beleza ou apenas uma tristeza. Dependendo, você pode encontrar tudo legalizado e você pode ter férias quando você mais precisa, por causa das greves ou apenas uma imensão depressão quando você está sério a respeito dos estudos e encontra tudo numa imensidão precária ou você pode encontrar o contrário do já dito.

Dependendo da faculdade publica ou federal, você pode até se dar bem na vida, se você conseguir sair dela…

Faculdade Particular:

É aquela mantida também com o nosso dinheiro, só que a benefício dos reitores e tesoureiros desta “Grande Empresa e Pequenos Ensinos”.

As Faculdades Particulares são muito boas, só em comissão “ar-condicionado”. Se você der sorte, você pode até estar numa sala que tem um ar-condicionado central, ou se for mais azarado, sentar numa que tenha 2 ar-condicionados normais, ou se for muito azarado mesmo, você pode sentar numa sala antiga e pegar ventiladores presos ao teto ou nas paredes e algumas infiltrações na parede.

Dependendo da faculdade particular, você pode tirar onda com seus amigos e… e… ser alguém na vida.

Alunos da Particular

Eles, geralmente, se vestem bem e se produzem como bonecas (unissex). São fortes ou gostosas, vão para o bar, andam, geralmente, com os carros do pai (ou da mãe)

Eles viram seu amigo, se for de interesse em ajudá-lo a se formar, ou passar de ano ou período.

Eles tentam ser sério quando entram, falam “agora eu vou estudar”, mas sempre mudam de ideia uns 5 minutos depois, pois sabem que os pais pagam a faculdade pra ele e eles não têm a preocupação em gastar dinheiro à toa.

Alguns - em caso raro - pagam a própria faculdade, com o dinheiro suado de um trabalho, mas por eles estarem cansados, mudam de ideia fácil, e querem sempre o mais fácil das aulas ou apenas vão beber no bar.

Alunos da Pública

Muitos deles costumam estudar e serem sérios… antes de entrarem. Lá dentro, ficam eufóricos num país de fracassados alunos de particulares. Libertam-se da pressão da mãe e do pai e mudam radicalmente.

Em menos de um ano, começam a se vestir de formas variadas. As alterações mais radicais ocorrem nos ingressantes dos cursos de Filosofia, História e Ciências Sociais. As roupas das mulheres se tornam roxas, misturadas com verde, azul, lilás, abóbora, e com um cheiro típico de maconha. Quanto aos homens, crescem a barba pra ficarem como o Che Guevara, e tiram onda com uma carinha de Los hermanos, enquanto bebem uma cerveja no horário das aulas.

Ninguém acredita como os pré-vestibulandos se transformam…

Professores da Pública

Normalmente, durante 3 períodos os alunos de faculdades públicas não conhecem seus professores pessoalmente. As aulas são ministradas por alunos de pós-graduação, ou professores substitutos, muitas vezes com formação bizarramente diferente da aula, como Engenheiros Agrônomos dando aulas de Angiologia, e vice-versa.

Quando vêm a conhecer seus professores esses têm o habito de, em uma aula de 50 minutos, chegar 20 atrasados, sair 10 adiantados e durante 20 minutos ficarem contando piadinhas sobre as burrices expelidas por alunos de particulares.

Professores da Particular

Normalmente, você chega a conhecer seu professor desde o primeiro dia, isso quando ele vem pra aula e não resolve “ir tomar um cafézinho” ou ficar na sala dos professores.

Na maioria das vezes, é típico primário: você se apresenta formalmente, e ainda passa a conhecer seus amiguinhos de classe.

Quando eles estão com vontade de dar aula, eles explicam tudo direitinho, não falam palavrões e são bem-educadinhos; pelo contrário, eles te xingam (internamente), te ignoram e, quando estão errados, não admitem o próprio erro.

Professores de particular também dão aula nas públicas, e sempre falam mal de ambas as faculdades, e, no final, acabam saindo com seu dinheirinho no bolso e ainda fazem greve.

Vantagens & Desvantagens da Particular

  • Vantagens
  1. Você tem amigos ricos ou semi-ricos.
  2. Você vai para o bar.
  3. Você faz novas amizades.
  4. Você tem sala com ar-condicionado.
  5. Você pode falar que tem dinheiro.
  • Desvantagens
  1. Você não pode tirar onda falando que é de pública ou federal.
  2. Você vai demorar pra sair da faculdade.
  3. Você gasta dinheiro.
  4. Você gasta mais dinheiro.
  5. Você perde dinheiro.

Vantagens & Desvantagens da Pública

  • Vantagens
  1. Você tem um bom curriculum.
  2. Você não gasta dinheiro quando não precisa mudar de cidade.
  3. Você entra de férias de surpresa.
  4. Você pode legalizar suas drogas.
  5. Você pode falar que só gasta dinheiro uma vez quando não precisa mudar de cidade.
  • Desvantagens
  1. Cai goteira em você.
  2. Cai pedaços da parede em você.
  3. Você morre de calor.
  4. Seus professores são mais turistas do que você.
  5. Você se fode quando suas “férias surpresa” aparecem.

Espero que tenhamos ajudado! :)

É claro que isso é uma sátira. Mas convenhamos, tem um fundinho de verdade! hahahaha

Quem não entendeu o texto, com certeza estuda numa particular, no qual nem precisou prestar vestibular, simplesmente jogou sua identidade na porta da facu e foi chamado! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário