domingo, 27 de setembro de 2009

Jovens abusam da pílula do dia seguinte, indica pesquisa

Jovens abusam da pílula do dia seguinte, indica pesquisa

Usar a pílula do dia seguinte ou ter relação sexual com diferentes parceiros ao longo da adolescência são atitudes que já fazem parte do cotidiano do jovem brasileiro entre 13 e 16 anos. Pesquisa realizada com 6.308 alunos de escolas particulares revela que 22% dos 1.383 adolescentes que perderam a virgindade nessa faixa etária usaram a pílula do dia seguinte para evitar a gravidez.
o sexual com pelo menos cinco parceiros. E 14% já fizeram sexo com alguém que conheceram pela internet. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre deste ano com alunos de 272 escolas particulares brasileiras que são conveniadas ao Portal Educacional, entidade responsável pela aplicação dos questionários. Do total de entrevistados, 34% são estudantes do Estado de São Paulo. Andréia Maia Santana, gerente da Central de Projetos do Portal Educacional, explica que os professores dos colégios participantes receberam capacitação e acompanharam os alunos no momento em que responderam o questionário.

É muito preocupante e muito triste ver uma tragédia deste porte ocorrendo silenciosamente e infelizmente sem nenhum bom prognostico para os próximos anos. A questão de total falta de orientação quanto à sexualidade dos jovens tem levados adolescentes de pouquíssima idade (13 a 16 anos), terem iniciação sexual e conseqüentemente se expor a riscos e automedicação com pílula do dia seguinte. Vemos nossa juventude sendo levada a pratica sexual como se fosse algo sem nenhum risco e sem nenhum valor, quase um reflexo ou simplesmente instinto. Na semana anterior a esta trágica noticia, foi algo de manchete na vejinha a situação complexa a que um enorme numero de famílias estão vivendo com o aumento da gravidez na adolescência.

Diante destas informações será que não chegou à hora de termos uma postura mais incisiva sobre a libertinagem que virou a sexualidade precoce. Será que a omissão de uma sociedade, da elite cultural e a excessiva manipulação da sensualidade pela mídia vão continuar. Será que tentar dar uma conotação de mais responsabilidade e mais ética na vida sexual de nossos jovens não levaria a uma vida sexual mais saudável. Será que cobrar dos pais uma postura de melhor acompanhamento e maior envolvimento na vida destes adolescentes, dando mais exemplos de vida e de caráter. Em um artigo publicado numa revista feita especialmente para um evento de empresários FAMILY WORHSHOP, a professora Carmita Abdo faz referencia a algo muito importante que vem ocorrendo na nossa sociedade, os jovens cada vez mais estão retardando assumir responsabilidades sociais ou familiares postergando ao Maximo sua formação ou sua entrada no mercado de trabalho, ficando usufruindo da estrutura familiar. Porem na questão da iniciação sexual estes mesmos jovens que não querem a responsabilidade do sustento ou do compromisso querem ter sua vida sexual livre. Concluindo então este artigo, a referida professora cobra uma postura exemplar dos pais destes jovens, chamando a responsabilidade do exemplo de caráter e de vinculo, de postura digna e ética, dialogando e cobrando seus filhos de atitudes de honra e respeito à vida humana. Ler que 22% destes jovens já tiveram relações sexuais com mais de cinco parceiros é de um desalento jamais imaginado por mim e espero que seja por pessoas que irresponsavelmente estimulam este tipo de atitude. Queridos, conclamo a todos aqueles que vejam nesta noticia uma verdadeira tragédia que me ajudem a valorizar a vida, o sentimento, o vinculo e o corpo que é o templo do espírito santo, independente da consciência ou não do ser humano, a lutar por uma juventude mais saudável e mais ética. Uma juventude com mais sonhos e com mais objetivo na vida e não simplesmente usar seu corpo por prazeres fugazes (se é que ele ocorreu) na época errada. Valorize seu corpo, sua alma e seu espírito, VALORIZE A VIDA, valorize o seu futuro e construa uma vida segura, sem atropelos e sem surpresas.

Texto: Dr. Valdir Moreno

Fonte:http://sexxxchurch.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário