terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Por que ser cristão se a igreja está cheia de hipócritas?


http://solomon1.com/a/wp-content/uploads/2009/11/mask.jpg

Uma das maiores desculpas que as pessoas usam para não abraçarem o cristianismo é com relação aos hipócritas na Igreja, tanto no passado como no presente. As pessoas gostam de apontar para as más ações feitas em nome de Cristo no passado tal como a Inquisição Espanhola, o julgamento de feiticeiras e outras ações horríveis.
 (Para continuar lendo click no Titulo) 

Há também os exemplos de hoje, quando pregadores diáconos ou líderes da igreja são surpreendidos alcoolizados, em relações adúlteras ou outras atitudes não coniventes com o que dizem crer. Este tipo de comportamento tem levado muitos a dizer: “Se isto é cristianismo, então eu não quero nem uma parte dele sequer”.

Precisa-se admitir que houve hipocrisia na Igreja, e hoje não estamos livres de pessoas hipócritas. Um hipócrita é um ator que usa máscara. Ele diz uma coisa e faz outra.

Contudo, só porque na Igreja há hipócritas, não significa que todos os cristãos sejam hipócritas. Para cada exemplo de hipocrisia que pode ser apontado na Igreja, um outro exemplo pode ser apontado mostrando pessoas que estão vivendo de maneira compatível com os ensinamentos de Jesus Cristo.

É importante não confundir hipocrisia com pecado. Todos os cristãos são pecadores, mas nem todos os cristãos são hipócritas. Há uma falsa idéia de que o cristão é uma pessoa que não peca, mas a verdade é que para alguém chamar-se de cristão precisa admitir que é um pecador (1 João 1.5 a 2.2)

Todos os crentes, incluindo os clérigos, são seres humanos falíveis que estão propensos a todo tipo de pecado. Justamente porque uma pessoa não é perfeita não significa que ela seja falsa. A diferença entre os dois é importante. As falhas dos crentes não invalidam a verdade.

Jesus Cristo teve palavras muito ásperas para as pessoas que estavam praticando o pecado da hipocrisia, especialmente os líderes religiosos de seu tempo. Ele os denunciava com termos precisos.

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e uma vez feito o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós” (Mateus 23.15; ARA)

As pessoas podem entrar e entram no ministério por razões impróprias, ou elas podem transigir as convicções de fé. Quando agem assim estão erradas e a Bíblia denuncia isso claramente.

A cristandade não se apóia no que os cristãos fizeram através da história ou estão fazendo hoje. A cristandade se apóia na pessoa de Jesus, e Jesus não foi um hipócrita. Ele viveu em consonância com o que ensinava, e no fim de sua vida desafiou todos os que estiveram com Ele, dia e noite, por mais de três anos, a apontarem qualquer hipocrisia.

Seus discípulos ficaram calados, porque não havia nenhuma. Visto que a cristandade depende de Jesus, é errado tentar invalidar a fé cristã apontando as coisas horríveis feitas em nome do cristianismo.

Os incrédulos não podem ser desculpados de não crerem só porque é possível apontar para aqueles que simplesmente pretendem ser o que não são. Os cristãos hipócritas não podem ser desculpados baseados na falta de perfeição por causa dos efeitos terríveis que a hipocrisia traz.

Vejamos uma ilustração para esta questão. Por exemplo, o presidente de uma grande industria automobilística está sempre anunciando e falando a seus amigos que a sua indústria fabrica o melhor carro do país e é o único que deveríamos dirigir.

As revistas automotivas e os consumidores atenderam aos seus apelos. Mas, ele mesmo dirige o último modelo do concorrente (Talvez goste mais daquela cor)
Você diz, que hipócrita! Se ele acreditava no que dizia sobre o seu carro, ele devia estar dirigindo um. Isto provavelmente é verdade. Todavia ele sendo um hipócrita não invalida o fato de que seu carro não seja o melhor do país.

O mesmo é verdade sobre o cristianismo. As pessoas podem proclamar sua verdade, memo tendo vidas incompatíveis com suas declarações, mas isto não significa necessariamente que o cristianismo não seja verdadeiro.

Fonte:SOLOMON

Nenhum comentário:

Postar um comentário