sexta-feira, 18 de março de 2011

Próspera Prostituta

http://1.bp.blogspot.com/_r_n-5XZQLV8/TS9EnJuMyaI/AAAAAAAALfM/GbdgcQUUCQY/s1600/PROSTITUI%25C3%2587%25C3%2583O%257B483D68E2-8CA7-41C3-9828-76561E64EAC6%257D_apro%25281%2529.jpg

"Você que acredita no que falam na tv,
Dá seu dinheiro pro pastor pra fazer sua fé valer
e pra você que acredita no velho azul-marinho, essa é sua dança, a dança do patinho." (Bnegão)


Eu não consigo acreditar nos sorrisos abundantes e palavras de vitória sem fim pregadas na televisão á preços altos.
Seria muito contraditório pregar um evangelho tão alegrinho e sem dificuldade nenhuma, sendo que a base do verdadeiro evangelho é baseado em um homem que nasceu de uma família pobre, numa manjedoura, só sofreu a vida interia e ainda morreu injustamente de forma trágica.

Na boca de alguns pregadores, a vida de Jesus Cristo não seria uma "vida vitoriosa".
Se Jesus resolvesse dar um passeio na terra hoje e fosse contar sua vida para um pastor da deplorável teologia da prosperidade, provavelmente eles diriam á ele que ele não está sendo fiel a Deus e que algo na vida dele está muito errado, porque fiéis ao Senhor não passam por tanta miséria. Talvez diriam pra ele fazer um voto de fé pra conquistar sua vitória á prazo.

É tão triste ver pessoas próximas a mim sofrendo porque acham que a promessa para suas vidas é de riqueza material e martirizam-se por não pagarem suas contas, encontrando erros em si para tentar justificar sua condiçao, entrando assim em uma frustração constante e acreditando que tudo isso é porque não está sendo fiel a Deus. Desta forma, enchem gasofilácios com rios de dinheiro, que poderiam estar ajudando a sair das dívidas, negociando sua "vitória".
Isso não é fidelidade, é barganha.
O evangélho "conto de fadas" que por muitas vezes escutamos, é na verdade, barganha com Deus, fazer Deus de bicheiro que ganha dinheiro lhe oferecendo sorte de forma injusta, e uma sorte que nem sempre você consegue, tendo que apostar cada vez mais alto, até quem sabe, um dia conseguir.

Um pai não deixa de amar um filho porque ele deixa de arrumar o quarto ou porque tira notas ruins na escola. Um pai de verdade não olha para um filho e diz: minha condição para te amar é que você leve o cachorro pra passear, tire 10 em química e se forme em medicina". Da mesma forma, Deus, com sua GRAÇA, não nos impõe condições (muito menos financeiras) para nos amar e nos abençoar.
A graça é de graça, não é comprada.

Colocar uma mansão, uma Ferrari e uma igreja com uma mega estrutua cheia membros na frente de alguém e dizer: "se você se converter, Deus vai te dar isso". É uma covardia mentirosa sem tamanho. Quem não se converte imediatamente em uma negociação tão boa?
Agora, coloque na frente da mesma pessoa, uma casa pobre e mal acabada e uma igrejinha em plena comunidade ribeirinha e diga: "É isso que Deus vai te dar".
É nessa hora que mede-se o coração e se a conversão é genuína ou apenas um lance em uma bolsa de valores espiritual.
Que teoria é essa onde ninguém precisa carregar sua cruz? Que teoria é essa onde são vendidos objetos "santos" e caros para eliminar o peso da cruz?

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lc 9:23)

O que a teoria da prosperidade diria sobre Paulo, que perdeu todo o seu dinheiro e poder após se entregar a Cristo? Não adianta olhar sempre para Salomão e esquecer a grande maioria dos verdadeiros profetas que viveram nas piores condições. O próprio Salomão viu que toda a riqueza que acumulou na vida de nada valeu e ainda disse: "Tudo isso é vaidade". Já Paulo, terminou a sua vida, sofrida (e muito!), vendo que tudo que tinha feito valeu a pena e sua morte, foi lucro.
O que você quer dizer no final da vida?
Sua bíblia de $800 não vai valer de nada dentro do seu caixão.
Talvez o conteúdo daquela biblia de menos de $20, sem comentários feitos por homens que ganham dinheiro com sua compra, valha de alguma coisa, no seu caixão e na sua eternidade.

"Repensar nossos valores é o que nos resta, pra aliviar as dores se embriaga numa festa,
recorre aos pastores, o explorador da fé que infesta em nome do Senhor dos senhores de forma desonesta. Falam em nome do Leão conquistador da tribo de Judah e roubam Robert Nesta. A morte vive, a vida morre, bicho pega se tu corre.
Nada disso pra mim presta, o que de bom você leva desta?" (Black Alien)


Glória não é ter uma BMW na garagem, glória não é uma igreja com decoração milionária ou ser um pastor que fica em hotéis caros na Europa, glória não é mostrar que Jesus te dá um jatinho particular, glória é renunciar tudo que tem e honrar a Deus no meio da escassez, da pobreza e da dificuldade. Glória é verem uma riqueza sem preço na vida de uma pessoa sem um centavo na carteira. E se quem sabe, um dia Deus te dê alguma grana, que seja pra investi-la em vidas (eu disse vidas, não estruturas).
Sendo humanos, ninguém consegue ser perfeito de vida perfeita sempre.
Vida vitoriosa não é vender uma cara com um sorriso falso sem fim, isso é ser sepulcro caiado.

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." (Mt 23:27)


É na pobreza, na dor, na falta que exercitamos a dependência de Deus. É na falta que nos fazemos fortes.
É triste ver americanos escravos da teoria da prosperidade indo pra paises miseráveis de terceiro mundo e aplicando uma fé auto-destrutiva que diz que eles vão vestir um terno Armani se forem fiéis nos seus dízimos. Eles dão o dinheiro da comida dos filhos para um pastor rico em troca da esperança que um dia vão ter jóias, carros e McDonalds. Na maioria das vezes (ou sempre), eles não vão ter isso e vão morrer frustrados acreditando que são infiéis que não mereceram o que foi dito como "melhor de Deus". É esse o evangelho que Cristo pregou?
Eu não acredito em um evangelho que faz as pessoas se afastarem de Deus por decepção, quando enxergam que estavam vivendo uma mentira.

Eu fui em um seminário de mulheres onde a pregadora mais conhecida da "teoria da prosperidade" no Brasil, pregava para um monte de donas de casa que ganham um salário mínimo pra sustentar a casa, que elas teriam o sofá que quisessem pra casa delas, mesmo que Deus tivesse que fazer ele cair do céu. Na verdade, na casa delas se quer cabe o sofá que elas desejam. E ainda terminou com o discurso: "se você é filha de Deus, você não vai ser pobre."
O sofá ainda não chegou na pequena sala de nenhuma delas. Elas continuam ganhando um salário mínimo. Elas continuam sendo filhas de Deus.

A igreja tem se tornado uma prostituta.
Comprada em troca de prazeres passageiros.

Se te ensinaram que a vida com Deus é um mar de rosas com momentos de tempestade, sinto em te dizer, mas na verdade, a vida com Deus são tempestades com momentos de mar de rosas.

"Há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que ,já vos tenho anunciado, seja anátema.
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." (Gl 1:7-10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário