segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quem é você na multidão?

 
 Foi-se o tempo em que a religião era valorizada não apenas por sua história, mas, principalmente, por defender valores morais e éticos. O que vivemos hoje deixaria muitos dos “heróis da fé” constrangidos ou até mesmo envergonhados. Será que tantas lutas pela liberdade religiosa têm sido em vão?
 
Atualmente, a religião serve de entretenimento, anestésico, interesses políticos e até comerciais. Mas não vou entrar nesse assunto, já tem muitos sites e blogs que fomentam isso por aí. Nesse texto quero, simplesmente, tentar - eu disse tentar - esclarecer o nosso posicionamento diante de tudo isso.
 
No momento da crucificação de Cristo, diferentes tipos de multidões estavam presentes ali. Marcos 15, por exemplo, fala que uma multidão zombava de Cristo já crucificado. Aquela multidão ria dEle e O desafiava a descer, já que realmente se considerava Filho de Deus. Os cristãos, seguidores de Seus ensinamentos também estavam lá, mas em meio a tanta zombaria, eles se calaram e não defenderam o seu Senhor. Lucas 23 fala de uma multidão de críticos. As pessoas críticas detectam algo errado e só falam sobre isso. Agindo assim, deixam de confiar em Deus e passam a duvidar de tudo. Vamos entender uma coisa: críticas, a não ser que venham acompanhadas de boas sugestões, não ajudam a solucionar o problema e ainda pioram a situação. Jesus estava na cruz e os fariseus, por mais que conhecessem as Escrituras, ainda O criticavam. Finalmente, João 19, fala da família de Jesus que ficou aos Seus pés, presenciou todo o Seu sofrimento e, apesar da dor e da contrariedade do povo, se manteve firme, se manteve fiel. Estar perto do Senhor às vezes não alivia a nossa dor, mas estar longe dEle, mesmo O conhecendo, é ainda pior. É cegueira, é hipocrisia.
 
Esse é o nosso maior desafio hoje: manter firmes nossas convicções em Cristo. Fazer a diferença, como Ele fez. O mundo, as pessoas, a sociedade em geral, não conspira a favor do verdadeiro evangelho, mas é preciso saber de que multidão você faz parte: da multidão que se cala diante da banalização da Palavra; da multidão que assiste tudo de camarote e, apesar de conhecer a verdade a critica; ou da multidão que conhece seus valores e se mantém fiel a eles até o fim.
Kênia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário