segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ele faz isso porque te ama!


Oi, tudo bom com você?

Hoje quero te falar de algo que mostra um incrível amor de Deus por mim e por você: a correção. Fiquei pensando e orando sobre o que escrever e tive algumas boas ideias, mas tive uma experiência com meus amigos-irmãos Fernando Ortega e o Marcinho que me fizeram mudar.

Dou graças a Deus pela vida deles e pelo o nível de amizade que temos! Somos como irmãos e andamos juntos, isso nos permite fazer com que um ajude o outro e corrija quando é necessário também. Bom, eles fizeram isso comigo nestes dias e me mostraram coisas que podiam ser melhoradas em mim me ajudaram bastante. Entendi que aquilo era uma correção não só deles, mas de Deus para mim. E no dia em que conversamos cheguei em casa e fui ler algumas passagens sobre correção, hoje quero compartilhar uma com você!

Vamos lá?

Ser corrigido geralmente não é agradável, mas quando somos corrigidos e exercemos a correção nós crescemos.

Veja esse texto abaixo, está em Hebreus 12:5-11
“E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido. Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. “
 Hebreus 12:5-11

Tenho certeza que este não é um texto que aparece nas “caixinhas de promessas”, mas também tenho certeza de que ele é tão real quanto os outros. Vamos entender melhor o que o texto está dizendo, senta aí e aproveita a refeição do Alto então. Peço que Deus te ajude no entendimento da Sua palavra!
“E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido. Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. ” 5 e 6
Incrível esse trecho! Aqui diz que não devemos desprezar a correção de Deus para nós, isto é, não devemos achar que não vale a pena, achar que Deus é mau e não nos ama. Na verdade é totalmente ao contrário, porque Ele corrige a todos os que são filhos e a todos os que Ele ama! Então se você está sendo corrigido por Deus (e não sofrendo consequências dos seus erros) fique feliz porque Deus te ama e Ele quer que você cresça!!

“Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.” 7 e 8
Forte! Se nós não conseguimos suportar a correção que o Papai nos dá então Ele não nos trata como filhos. Agora imagina o que isso significa… Sabe por que isso? Somos filhos de Deus e o filho imita o pai que ama. Mas se nós não temos disciplina, fazemos tudo o que queremos (sem pensar em nenhuma consequência), seremos parecidos com o Pai??? Com certeza não! Então se você quer ser reconhecido como filho de Deus, por Ele e não só pelos homens, aceite a correção e disciplina que Ele te dará ao longo de seu caminho.
Continuando…
“Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.” 9 e 10
Aqui o escritor faz um paralelo da correção de Deus com a correção que recebemos de nossos pais. Ele diz que nossos pais nos corrigiram segundo aquilo que eles acharam que era o certo. Mas Deus, que sabe o que é bom para nós, nos corrige para o nosso bem, para que nós possamos participar se sua santidade. Então, podemos rejeitar esta correção do Pai de amor???
E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. ” 11
Gosto muito desta parte, já senti isso e sei que é verdade. Como já falei, ser corrigido não é legal, mas é muito bom para o nosso crescimento. Quando somos corrigidos podemos:
  1. Aceitar a correção, praticá-la e ganhar o  senso do que é certo (na perspectiva de Deus)
  2. Rejeitar e não aprender

Bom, ficou mais claro agora??? Espero que sim! Você pode estar passando por momentos difíceis, de duras repreensões de Deus, mas se é isso mesmo não desanime, Deus te ama e quer o seu bem! Sabe o que você pode fazer?? Vamos ver a continuação do texto de Hebreus.
“Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. ” 12 e 13
Após ser corrigido geralmente ficamos cansados, mas é exatamente assim que a Bíblia fala que podemos fazer um caminho direito para que os outros que vêm depois de nós não errem.
Últimos conselho:
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” 14 e 15
Na prática enxergo este texto desta forma:
Mesmo cansado, machucado, ferido, chateado, triste… Mesmo assim procure manter a paz com todos, isso significa as pessoas que você ama e as que não são suas preferidas também. Procure não “envenenar” alguém com suas críticas, reclamações, chateações enquanto você está passando por correção. Além disso, não deixe que a correção, ou qualquer outra coisa “caia” em seu coração como algo ruim, porque isso irá te fazer alguém amargurado e rancoroso.
Uma correção em você pode, e provavelmente terá um bom impacto em outras pessoas. Depende da sua atitude em relação à ela. Acredite, é melhor ser corrigido por Deus do que apanhar do diabo.
Boa é a palavra de Deus e excelente é o nosso Pai!!! Por isso confie nEle, porque Ele abre a ferida mas também é Ele quem faz ela curar!!!

Fique com DEUS e continue firme!!!!

Com amor,
Samuel Oliveira

Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário