quarta-feira, 11 de abril de 2012

Se Deus escolheu, está escolhido


 

Quando falamos em escolhidos por Deus, que tipo de pessoa você consegue imaginar? A bíblia nunca escondeu nada a respeito dos homens escolhidos por Deus, mostra-nos tanto suas vitórias, quanto suas falhas. Vivemos em uma época em que, quando alguém falha, logo é jogado aos lobos, sem nem ter a oportunidade de esclarecimentos. Anos atrás um pastor de muito renome no meio em que vivia, falhou em certa área de sua vida, quando o escândalo veio à tona, o comentário foi geral, o pastor fulano de tal, caiu. Imediatamente todos os seus livros foram recolhidos dos pontos de venda, os homens perfeitos, julgando o imperfeito pastor. Se a bíblia ocultasse falhas dos nossos heróis, talvez ficássemos com poucas folhas escritas (ou só com a capa). 


E um desses heróis, chama muito minha atenção, me identifico um pouco com sua história e quem sabe você se identifique também, esse herói é Jacó. Jacó foi um cara extremamente canalha, me perdoem pelo “canalha”, mas é a verdade. Já nasceu colado na perna de seu irmão. Um pouco mais velho, se mostra extremamente olho grande, e negocia com seu irmão, o direito a primogenitura, em troca de um prato de lentilhas, passando pra trás seu faminto e (idiota) irmão. Quando um pouco mais velho, seguindo o conselho de sua mãe, Jacó rouba a benção de seu irmão, se passando por esse irmão e enganando seu velho pai. Mais tarde, depois de algumas fugas e desventuras, depois de ter sido logrado por seu sogro labão (cuidado todo Jacó tem seu labão), passa a perna em seu sogro e enriquece nas costas do velho, através de uma magica divina com as ovelhas. Jacó durante toda a vida enganou, não é a toa que seu nome tem o significado de usurpador, enganador. Mesmo com esse mau caráter, Deus em nenhum momento se esqueceu de Jacó, durante todo o tempo ele estava no controle da vida de Jacó, e esse enganador em certo ponto de sua vida, se encontra com o próprio Deus que dele cuidava. 

Ali Jacó não tem escolha, trava uma luta com o próprio Deus, e perde, é obvio, porem, ao mesmo tempo ganha. A maior vitória de Jacó foi perder pra Deus. Depois de todos os furos, enganações, trapaças, Jacó tem um encontro com aquele que o escolheu, e ali, Deus muda a sua vida. Desse momento em diante, ele não mais se chama Jacó, e sim, Israel. Israel, pai dos doze filhos, que se tornaram doze tribos, que se tornaram uma nação, que se tornaram um povo escolhido, que até hoje é conhecido, reconhecido e cuidado por Deus. Deus não se importou com tudo que Jacó tinha feito, pois no coração de Deus, ele já era Israel, Deus nunca usou um precisou de um plano B pra vida de Jacó, pois sempre esteve no controle. Amigos, independente da vida que você leve agora ou tenha levado, Deus nunca sai do controle, e a tua maior vitória, vai ser perder pra Deus, perder as tuas vontades, perder os teus desejos, perder as tuas escolhas, abrir mão da tua força, e deixar Deus tocar em você assim como tocou em Jacó e marcou a vida dele, a um ponto de deixar-lhe manco. 

Assim que Deus marcar a sua vida, você nunca mais será o mesmo, nem os que virão após você. Não tente esconder as tuas falhas, teus defeitos, teus pecados, pois Deus não quer que você esconda, até por que dele você não vai esconder nada, e também não tente ser perfeito, pois Deus escolheu os piores, pra neles, mostrar sua grandeza. 

Abraços, tamujuntu.

@thiagoquadros10

Nenhum comentário:

Postar um comentário