terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tentação



Pressão, é o conceito físico, que define o quanto de força é exercido sobre uma superfície. Existe uma unidade de pressão, que se chama “atmosfera”. Essa unidade defini basicamente o seguinte, quando dizemos 1atm (lê-se “uma atmosfera”) estamos nos referindo ao peso que uma coluna de ar de 10 metros de altura faz sobre a superfície ao nível do mar. Em outras palavras, é peso que uma coluna de ar de 10 metros de altura faz sobre nós, ao nível do mar. Essa pressão varia conforme varia a altura de um local, o nível do mar é a referencia para isso.
Quando vamos a piscina, e mergulhamos, sentimos uma pressão nos ouvidos. Quanto mais fundo, mais pressão sentiremos. A explicação para isso é a mesma dada acima, agora, é o peso da água que faz pressão sobre o corpo, o que sentimos nos ouvidos, é a prova disso.
Então, sabemos que quanto mais profundo formos na água, mais pressão será exercida sobre nós. Existe um lugar no planeta, que se chama fossa abissal, abissal quer dizer abismo. Esse local possui uma profundidade de mais de 2 mil metros. Existe vida nesse local. Ou seja, os animais que vivem lá estão sob uma pressão altíssima. É o mesmo que estarem suportando o peso de uma coluna de água de mais de 2 mil metros de profundidade. E vivem lá numa boa. Detalhe, nessa região não há luz. Por ser muito profundo a luz não chega lá.
Mas como esses peixes vivem em tais condições? O corpo deles é capaz de produzir uma pressão contraria à que é exercida pela água. Assim anulam a pressão externa, e vivem como se não existisse pressão sobre eles.
Com a tentação, é a mesma coisa. Estamos sempre sendo tentados, de diversas formas e maneiras. E não é equívoco entendermos isso como uma pressão.
Somos pressionados a fazer aquilo pelo qual temos inclinação a nos satisfazer. Aquilo que sabemos que é errado, diante da palavra de Deus, mas que desgraçadamente nos satisfaz. E é um erro pensar que tentação se refere somente à sexualidade, a tentação tem muitas facetas.
Porém a bíblia nos diz que: “Não veio sobre vós tentação, se não humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar. Portanto amados, fugi da idolatria.” 1 Corintios 10:13-14
Duas coisas ficam claras com esse versículo. Uma delas, somos capazes de suportar a tentação. A outra, o que causa a tentação, a idolatria. Esse é o paralelo com, como os peixes conseguem viver em regiões de altíssima pressão e a idolatria. Para suportar a pressão da tentação, devemos fazer uma pressão contraria à ela, ou seja, de dentro pra fora.
Os apelos da tentação, são todos externos, usam meios para que todos os nossos sentidos, possam captar. Se permitirmos que essa pressão seja maior que a nossa pressão interna, obviamente seremos sufocados.
 
Devemos entender que ser tentado, não é pecado, o problema é ceder à tentação. Pensando nos peixes, eles não vão para regiões onde a pressão é menor, continuam no mesmo lugar sempre. Não há como deixarmos de ser tentados, isso sempre acontecerá. Mas a nossa atitude diante isso, que é fundamental para escaparmos do que nos tenta.
Paulo diz em Gálatas 5:16-17: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.”
Andar em Espírito, é manter o foco em Cristo. É vigiar e orar, para que se consiga reagir ao ser tentado, fazer pressão interna contraria à pressão externa. É não flertar com o pecado, se achando bom o suficiente para poder resistir a ele.
Lemos em Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Mais uma orientação que devemos seguir, para que estejamos prontos nos momentos em que formos tentados. 
 
Ser tentado, realmente não é fácil. Resistir, por vezes é muito difícil, porém não somos tentados além do que podemos suportar, a bíblia nos ensina a como resistir e lutar contra as tentações dessa vida. Cabe a cada um de nós resistir ou ceder. 
 
Em Cristo com amor, graça e paz sejam com todos.
 

Por Eduardo ROCHA Arruda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário